SERVICES

Serviços


Oferecemos uma ampla gama de serviços. Nossa missão é ajudá-lo a manter uma elevada qualidade de vida por meio das melhores práticas psicopedagógicas. Oferecemos soluções holísticas para atender a todas as suas necessidades para o desenvolvimento da aprendizagem

Avaliação Psicopedagógica

O objetivo da avaliação psicopedagógica é realizar uma investigação cuidadosa em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e adolescentes, como dificuldades nas áreas de leitura, escrita, compreensão e matemática. Além disso, analisar a compatibilidade entre o nível de desempenho acadêmico da criança, sua faixa etária e ano escolar. Conforme a queixa apresentada, avalia-se outras habilidades, como, por exemplo, habilidades iniciais da alfabetização, linguagem, memória, fluência verbal, atenção.


A avaliação psicopedagógica é indicada quando a criança ou adolescente apresenta dificuldades de aprendizagem escolar nas áreas de leitura, escrita, matemática, ou queixas relacionadas a transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia. Além disto, também é indicada, quando existe alterações na aprendizagem decorrentes do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).


O processo inclui um encontro com os pais ou responsáveis para coleta da história pessoal e familiar, 6 a 8 encontros com a criança ou adolescente para aplicação dos testes, contato com a escola e professores. O número de sessões varia conforme as exigências do caso. Os dados da avaliação são apresentados aos pais através de um relatório.


O fechamento do diagnóstico requer avaliações complementares de outros especialistas, entre eles: neurologista, psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo. A intervenção psicopedagógica é baseada na avaliação realizada e realiza-se o planejamento de ações para o desenvolvimento das habilidades deficitárias. Poderão ser trabalhadas estratégias corretivas para leitura, escrita, matemática, motivação escolar, estratégias de aprendizagem, treinamento da atenção, treinamento das funções executivas, etc.


Intervenção Psicopedagógica

A intervenção psicopedagógica individualizada, e adaptada às dificuldades de aprendizagem apresentadas por cada criança ou adolescente.

O objetivo da intervenção psicopedagógica é promover o desenvolvimento de habilidades escolares deficitárias como leitura, escrita e cálculo, decorrentes ou não dos seguintes transtornos: dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia. Além disso, são realizadas atividades de estimulação cognitiva visando desenvolver habilidades como: a atenção/concentração, a memória, a percepção, a linguagem, o raciocínio e funções executivas.


As atividades são especialmente desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada criança ou adolescente. São realizadas diversas atividades de leitura, escrita ou de cálculo, raciocínio lógico-matemático, jogos e treinamentos computadorizados, atividades lúdicas ou práticas relacionadas com os métodos e hábitos de estudo ou com a realização dos trabalhos de casa, exercícios de lateralidade, diálogo, promoção da auto-estima e autonomia).

As sessões têm duração de 50 minutos e a periodicidade das mesmas dependerá das necessidades de cada um (1 ou 2 sessões por semana).

Reabilitação Cognitiva para Idosos

Envelhecer exige, de certa forma, uma série de ajustamentos pessoais e sociais e é, inegavelmente, um processo que também requer aprendizagem. É por isso que a psicopedagogia pode contribuir bastante para a construção de um envelhecimento saudável.

 

A Psicopedagogia atua na reconstrução do conhecimento e construção de novos saberes, auxiliando o idoso a quebrar paradigmas, que é algo difícil nesta fase da vida.

Ao psicopedagogo cabe mediar esta aprendizagem, fazer o resgate da curiosidade, da capacidade de questionar e da criatividade, garantindo-lhe autoestima e autonomia. O trabalho com o idoso visa também combater a ansiedade e a possibilidade de desenvolvimento de quadros depressivos.



A Psicopedagogia para idosos atua na prevenção de perdas e recuperação de funções cognitivas prejudicadas.

A Psicopedagogia para idosos atua com intervenção de estimulação das funções cognitivas elaborando um plano de intervenção com atividades que trabalhem a percepção (espacial, visual e auditiva), atenção, memória, raciocínio lógico, equilíbrio, coordenação motora, memória operacional, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, concentração e criatividade.

Dificuldades na Alfabetização

A alfabetização consiste no desenvolvimento do domínio do código alfabético, ou seja, ser capaz de usar as regras do código para identificar as palavras e associá-las com o seu sentido. Tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização envolve as seguintes competências: conhecimento do alfabeto e a mecânica da escrita/leitura; codificar e decodificar os sons da língua portuguesa em grafemas ou letras; e o desenvolvimento de uma consciência fonológica e da organização dos fonemas em segmentos sonoros maiores: sílabas e palavras.


Algumas habilidades e competências básicas necessitam ser desenvolvidas anterior ao processo de alfabetização, e podem ser chamadas de habilidades e competências pré-escolares.

Frequentemente encontramos crianças que têm apresentado dificuldades na aprendizagem no início da fase escolar por não terem desenvolvido habilidades prévias necessárias à alfabetização. Em se tratando dos conhecimentos prévios para iniciar a aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa adquirir por exemplo, habilidades como a compreensão do que é um símbolo gráfico, discriminação visual das formas das letras, percepção auditiva, consciência dos sons, das palavras e das sentenças. De momo geral, as habilidades sensoriais, motoras, de linguagem (compreensão oral, consciência fonológica e expressão verbal), de memória e da atenção são fundamentais para promover a aprendizagem da leitura e da escrita.

O objetivo da avaliação psicopedagógica para escolares com dificuldades na alfabetização é identificar quais as habilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita já foram desenvolvidas e quais ainda não foram adquiridas e/ou não foram trabalhadas.

Os resultados obtidos nessa avaliação abrem possibilidades para o desenvolvimento de intervenção precoce em determinadas habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita.


Share by: